Análise: Bolsonaro veta vestibular para transexuais

Esse texto faz parte da série Resposta aos ataques homofóbicos de Jair Bolsonaro, que tem o objetivo de analisar o envolvimento do atual presidente com a comunidade LGBT e transformar suas ações em perguntas para serem respondidas.

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira oferecia 120 vagas para candidatos transgêneros e intersexuais em cursos no Ceará e na Bahia, mas Jair Bolsonaro acionou o ministério da educação e determinou a suspensão do vestibular.

Em resposta, seus eleitores alegaram que todas as pessoas tem capacidades iguais e por isso não deveria haver essa “separação”.

Pergunta: Pessoas trans tem as mesmas c̶a̶p̶a̶c̶i̶d̶a̶d̶e̶s̶ oportunidades que pessoas cis?

Em 2017 o Correio Braziliense publicou uma série entitulada de Luta por identidade, sobre os desafios das pessoas trans no Brasil. Nela foi publicada a reportagem Discriminação rouba de transexuais o direito ao estudo.

A reportagem é iniciada com a história de uma das primeiras transexuais a integrar uma universidade pública e logo parte para histórias de pessoas que não conseguiram nem concluir o ensino médio.

O texto cita o estudo realizado pela Secretaria de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ABLGBT) que mostra que 73% dos estudantes que não se declararam heterosexuais no Brasil já foram agredidos verbalmente na escola e que as agressões físicas ocorrem com um a cada quatro desses alunos.

Conclusão

O ambiente escolar é perigoso para pessoas LGBT, principalmente para mulheres trans.

Por esse motivo, essa população se vê obrigada a abandonar os estudos, como uma forma de escapar da violência sofrida nas escola.

O objetivo da Unilab era dar uma oportunidade para que essas pessoas possam ter acesso ao ensino superior, já que, segundo a própria instituição, a população trans representa apenas 1% dos estudantes da universidade.


Gostou do conteúdo? Clique em algum anúncio para apoiar o blog. Só assim ele será monetizado e poderá continuar ativo! 🌈♥️

+ Análise: Bolsonaro veta vestibular para transexuais

Tiago Oliveira

Autor: Tiago

Ator, escritor e compositor. Sou @Oliverti_ em todas as redes sociais. Protejam os animais!