Jorge Lafond, a eterna Vera Verão, foi a primeira rainha de bateria drag queen

Vera Verão foi uma personagem marcante interpretada pelo ator, bailarino e drag queen Jorge Lafond no programa “A Praça é Nossa”.

Numa época extremamente preconceituosa o ator tinha tudo para ser demitido pela rejeição do público, mas ao contrário do casal gay que foi afastado da novela Torre de Babel pelo motivo citado, Lafond brilhou na televisão durante 10 anos.

Abandonado pelo pai, começou a trabalhar cedo: aos 10 anos trabalhava das 09h as 17h numa oficina e aos fins de semana ajudava a mãe em um parque de diversões.

Em 1977 se formou em teatro e trabalhou como bailarino em boates até ser contratado para o balé do fantástico, de onde partiu para vários outros programas.

Vera surgiu enquanto Lafond trabalhava no programa Os Trapalhões, quando o ator foi maquiado pela primeira vez pelo maquiador Latoya, que instantaneamente teve a certeza de que Jorge seria perfeito para o papel que “Charles Albert” criou.

Sempre muito apaixonado pelo carnaval, em 2002 Lafond foi a primeira drag queen a ser rainha de bateria pela escola de samba Unidos de São Lucas.

O ator faleceu em janeiro de 2003 por ataque cardíaco.

Tiago Oliveira

Autor: Tiago

Ator, escritor e compositor. Sou @Oliverti_ em todas as redes sociais. Protejam os animais!