Após 50 anos a polícia polícia novaiorquina pede desculpas por Stonewall

As revoltas de Stonewall são consideradas início do movimento LGBT e após 50 anos a polícia novaiorquina pediu desculpas pelas invasões. Em respeito aos leitores que não conhecem esse momento histórico, vou contar o que aconteceu.

Stonewall Inn, junho de 1969

O Stonewall Inn, em setembro de 1969. A placa na janela diz: “Nós, homossexuais, advogamos, com nossa comunidade, a manutenção da conduta pacífica e calma nas ruas do Village—Mattachine.” (Wikipedia)

Na década de 60 a repressão era muito grande e a homossexualidade ainda era crime em todos os estados dos Estados Unidos.

Por isso, bares que vendiam para LGBTs perdiam a licença e se tornavam ilegais, sendo dominados pela máfia, subornando policiais. Stonewall Inn então, por ser um ponto de encontro LGBT, era ilegal.

Frequentemente bares LGBT eram invadidos, e na madrugada do dia 28 de junho de 1969 a polícia invadiu o Stonewall.

Mas dessa vez as pessoas não deitaram para a repressão. As 400 pessoas que estavam no local se rebelaram contra os policiais e os atacaram com o que encontraram por perto.
Essa foi a primeira de uma série de manifestações violentas contra a opressão.

Polícia novaiorquina pede desculpas

No dia 7 de junho de 2019, Após 50 anos, a polícia novaiorquina finalmente pede desculpas por Stonewall.

“Seria irresponsável passar pelo mês do orgulho e não falar dos eventos em Stonewall Inn em junho de 1969.”, disse o comissário James P. O’Neil durante uma reunião na sede da polícia.

E continuou: “Sei que o que aconteceu não deveria ter acontecido. As ações do departamento de polícia de Nova York foram erradas”

Neil afirmou posteriormente que esse tipo de ação jamais aconteceria em 2019, pois a polícia novaiorquina aceita todas as pessoas.

Antes da declaração de Neil, NYC Pride divulgou sua própria declaração exigindo um pedido de desculpas.

Eles ofereceram o palco no Comício de comemoração de 50 anos de Stonewall para Neill fazer um pedido de desculpas.

Ainda não se sabe se ele irá aceitar.


Sugerido: O que aconteceu em Stonewall

Siga-me: Instagram | Twitter

Gostou do conteúdo? Clique em algum anúncio para apoiar o blog. Só assim ele será monetizado e poderá continuar ativo! 🌈♥️

+ Análise: Bolsonaro veta vestibular para transexuais

Tiago Oliveira

Autor: Tiago

Ator, escritor e compositor. Sou @Oliverti_ em todas as redes sociais. Protejam os animais!