Rafa Bebiano – Visibilidade Trans

 Eu sou a Rafaela Bebiano, tenho 22 anos, nascida e criada em Lorena, morei por muito tempo no bairro Parque das Rodovias, que é um bairro periférico daqui da cidade, conhecido pela taxa de violência.

Comecei meu projeto musical no fim de 2017, mas fui impulsionada a tentar a música em 2015 ou 2016, que foi quando participei de um concurso de música, que era em uma TV local que tinha aqui na minha cidade. Ganhei e tive a oportunidade de gravar o cover de uma música e trabalhar ela. Não deu muito certo e não conseguimos lançar essa música, que era ‘Garganta’.

Então a seguimos e eu encontrei uma composição antiga (eu componho desde os 13 anos), que valia a pena ser revista e foi quando criei o refrão de Demais Pra Você, mas parte da música já estava escrita. Eu deixei guardado por um tempo, até que um dia mostrei pra uma amiga e ela me incentivou a procurar um DJ. Eu trabalhei com o G2, que é um DJ incrível daqui de Lorena, que inclusive já trabalhou com o Mr. Catra, e com Túlio Reis, que tem um canal incrível no YouTube.

Primeiro local que eu apresentei essa música foi na Boate CG Time, que tinha aqui em Lorena, onde acabou em uma parceria com o dono da boate. Ele se interessou muito e se uniu para planejar esse trabalho e está na equipe até hoje, desde o final de 2017. Nesse mesmo dia coonheci o Lipe Pontes e ele se ofereceu pra gravar o clipe (Demais pra Você).

Desde então a minha equipe só tem crescido. Atualmente está dividida entre algumas áreas, como planejamento, mídia, artística, produção musical e temos também parcerias com algumas lojas de Lorena.

No geral, meu projeto começou com Demais pra Você. A gente tem outras músicas, já conversamos sobre gravar o próximo clipe e estamos no início do processo criativo, até porque Demais pra Você foi uma música que já vem sendo trabalhada desde o final de 2017.

A gente pensou e investiu muito nisso pra conseguir, o que acabou refletindo nos nossos feitos do ano passado, que foi abrir o show da Gloria Groove, e ter uma fala na Virada Sustentável( que abordou a pauta de diversidade no ambiente de trabalho), tive espaço pra falar do meu outro projeto e ler um poema, que é um grito de resistência, intitulada “Por Qual Motivo Eu Deveria Estar Brava?”.

No ano passado eu também fiz um show na praça da minha cidade, um sonho que já é antigo, que é mostrar o meu talento e representar a população trans e LGBT no geral daqui da cidade e instigar a participação dos movimentos aqui no município.

Como você faz pra deixar claro que sua arte é sobre a comunidade LGBT e conscientização, e não algo que serve apenas para divertir?

Eu acho que já é militante o simples fato de eu ser uma travesti ocupando espaço na indústria fonográfica, levando em conta de onde eu vim, a minha cor, a minha história. Então o fato de eu estar cantando, ter a equipe que eu tenho e principalmente construir tudo isso em uma cidade tão fechada e conservadora quanto Lorena, acho que já é militante.

Isso fica claro para as pessoas quando me conhecem através das entrevistas ou vão a fundo nas minhas letras. por exemplo, na música Demais Pra Você, quando eu digo que eu sou “demais pra você”, quero dizer que pessoas trans não são compreendidas com facilidade. Pessoas trans não tem a sua história legitimada com facilidade e que não é tão simples assim. Então demais pra você é sobre isso: é sobre ser difícil ser compreendida.

É claro que já tenho as minhas músicas e propostas audiovisuais que são diretamente sobre isso, mas de início eu quero lançar meus trabalhos que coloquem o povo pra cima.

Tiago Oliveira

Autor: Tiago

Ator, escritor e compositor. Sou @Oliverti_ em todas as redes sociais. Protejam os animais!